Compromisso da Semana

Publicado em 12/07/2011 | Categoria: Destaques Editorial |


Deixemos que a palavra de Deus, acolhida na celebração deste domingo, nos torne pessoas melhores. Que nosso coração seja terreno fértil para que a palavra do evangelho( Mateus 13, 1-23 ou 13, 1-9) produza bons e abundantes frutos.

Chamados a Semear

A primeira parte do evangelho deste domingo fala da parábola da semente. Essa parábola compara três espécies se sementes perdidas e uma que produz resultado positivo.

As perdidas caíram em solo desfavorável: à beira do caminho, em terreno pedregoso e entre espinhos. As sementes que caíram em terreno fértil produziram frutos abundantes.

A última parte do evangelho explica a parábola da semente. A semente é a palavra de Deus. Somos anunciadores da mensagem e, ao mesmo tempo, destinatários. Homens e mulheres da palavra, devemos ser pessoas de esperança e só podemos semear na esperança.

Não podemos desanimar diante dos corações endurecidos que não acolhem a palavra, nem nos deixar intimidar pelas agressões lançadas como pedras contra nós, nem nos deixar abater pelos espinhos que podem nos ferir. Não temos direito de escolher ou selecionar os terrenos e decidir, de antemão, qual é o bom, o melhor, o receptivo ou o merecedor.

Somos chamados a semear e a ser terreno acolhedor.

Por isso é importante nos perguntar que tipo de solo somos:

duro, que não permite à semente penetrar e germinar ?

• pedregoso, que acolhe a semente, mas não lhe dá condições para crescer ?

• Ou somos terreno bom, que acolhe a semente e lhe dá condições para produzir excelentes frutos ?

Não é fácil semear em terreno que não acolhe a semente da palavra. No entanto, a tarefa da comunidade e de cada seguidor de Jesus é lançar a palavra com todos os recursos e meios modernos possíveis – como ensinava Tiago Albiore, fundador da Família Paulina. Na perseverança consegue-se o resultado promissor.

Todos somos chamados a ser semeadores no terreno do reino de Deus. Ele necessita de alguém que se dedique a semear, cultivar e colher os frutos. A primeira preocupação não deve ser com os resultados, mas em semear com esperança, com generosidade, sem cálculos mesquinhos.

Pe. Nilo Luza ssp



Os comentários estão desativados.