Comemoração dos seis anos do Terço dos Homens

Publicado em 03/10/2017 | Categoria: Notícias |

CONVITE À COMUNIDADE

O terço dos homens está comemorando seis anos de existência e gostaria de convidar toda comunidade para participar do Terço Comemorativo. Será nesta terça-feira, dia 03/10, após a missa das 19 horas, na Igreja Matriz.

Em nossa Paróquia de São Francisco Xavier, o Terço dos Homens acontece toda terça-feira, às 19h30m, na Igreja Matriz. O movimento faz parte da Dimensão Missionária e têm-se o registro do seu primeiro convite publicado neste site, na data de 25/10/2011.

Conheça o Terço dos Homens, esta devoção a Nossa Senhora, que tem sido uma bênção para a Igreja do Brasil e do mundo

Terço dos Homens

Os grupos do Terço dos Homens, que têm crescido muito nos últimos anos, mostram que a devoção a Nossa Senhora não é só para as mulheres. Basta recordarmos que o Santo Rosário foi revelado pela Virgem Maria a um homem: São Domingos de Gusmão, que foi o grande propagador desta devoção mariana na Igreja.

Por todo mundo, um número cada vez maior de comunidades tem incorporado o Terço dos Homens em suas atividades pastorais. Além disso, aumenta cada vez mais o número de homens que tomam a decisão de se reunir para rezar o Terço, uma vez por semana, às vezes até mesmo diariamente, em família ou ainda sozinhos.

De acordo com matéria publica pelo O GLOBO, em 06/11/2016, a origem do costume é remota. Há registros de reuniões de homens para rezar o terço desde 1912. Mas eram movimentos isolados. O Terço dos Homens começou a ganhar força na última década, mais especificamente em capelas do interior do Nordeste. Aos poucos, virou um fenômeno nacional que, inclusive, está sendo “exportado” para Bolívia, Paraguai e Estados Unidos.

— É um movimento espontâneo. Em fevereiro deste ano, a Romaria Nacional do Terço dos Homens reuniu 52 mil em Aparecida — relata dom Gil Antônio Moreira, arcebispo de Juiz de Fora e bispo referencial para o Terço dos Homens, nomeado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). — Nos encontros, reza-se o terço com um sentido meditativo, uma característica bastante interessante para o trabalho da evangelização das famílias.

Como são as reuniões

Geralmente, nas localidades onde há o Terço dos Homens, as mulheres, esposas e amigas são instruídas a não convidar aqueles homens que lhes são próximos para participar. Eles ficam sabendo, assim como todas as pessoas do bairro ou da cidade, por meio de um comunicado geral à população e começam a frequentar a oração, porque se sentem impulsionados a ir ao grupo. Não há um convite pessoal, por isso vemos a mão de Maria tocando o coração deles. Algo os move interiormente, talvez até pelo pretexto de uma lembrança da infância, por curiosidade ou um problema que estejam passando. Maria usa de algo na vida deles, para que despertem, dentro de si, a vontade de rezar.

Na maioria das reuniões, não há nada que os detenha por mais tempo que a simples oração do terço. Não há palestras, Missas nem apresentações, somente a oração do terço. Algo bem objetivo, ao modo masculino de fazer as coisas.

Nas palavras de Sandro Arquejada, Missionário da Comunidade Canção Nova, O Terço dos Homens é, com certeza, um socorro do Céu, uma iniciativa daquela que conviveu com dois grandes homens, Jesus e José. Maria sabe, no papel de mãe e no papel de esposa, como auxiliar um homem a ser tudo aquilo que ele pode ser.