Celebração de Corpus Christi

Publicado em 01/06/2018 | Categoria: Notícias |

Milhares de fiéis tomaram a Avenida Amaral Peixoto, no Centro da cidade, para participar da Santa Missa de Corpus Christi. Sob a presidência do Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, a missa foi concelebrada pelo Arcebispo Emérito, Dom Alano, padres e diáconos permanentes do Vicariato Niterói.

Na homilia, Dom José Francisco destacou: “Tudo nessa solenidade é revestido de beleza, dos tapetes das ruas aos ornamentos dos altares. Em tudo se expande o brilho daquilo que mais impregna a alma humana, e que mais é capaz de transformá-la: a beleza. Quando ela chega, sabemos, intuitivamente, que já está presente. E quando sabemos, não resistimos. A beleza nos envolve e nos cativa, nos eleva a patamares nunca antes visitados. Podemos dizer que Corpus Christi é a festa da beleza de Deus, que vem ao nosso encontro”.

Disse ainda: “Queridos irmãos e irmãs, aqui reunidos como o povo eleito, também nós, nesta tarde, queremos reafirmar a nossa fidelidade ao Senhor.  Alimentados pelo pão vivo, nós, discípulos de Jesus, recebemos a missão de ser fermento que transforma, ser pão “partido” para todos, sobretudo, para os irmãos que se encontram com os seus corpos desfigurados, explorados, escravizados, doentes, destruídos… Da mesma forma que devemos ter um profundo amor e respeito pelo “Corpo de Cristo vivo e presente na Eucaristia”, devemos vê-lo e reconhecê-lo, presente nos corpos sofredores que estão aqui e acolá, por todos os lados. É o que nos lembra o Papa Francisco: “Não nos devemos envergonhar, não devemos ter medo, não devemos sentir repugnância de tocar a carne de Cristo”.

E finalizou, pedindo a paz para o Brasil: “Conclamamos, por fim, todos à oração e ao compromisso, na busca de um Brasil solidário, pacífico, justo e fraterno. A paz é um dom de Deus, mas é também fruto de nosso trabalho”.

Ao final da celebração, com o Santíssimo exposto, Dom José Francisco percorreu, de joelhos, toda a extensão da Avenida Amaral Peixoto, onde abençoou a todos com o Santíssimo Sacramento. Clique aqui e confira alguns flashes da confeccção do tapete da Paróquia, da missa e procissão. Vejam aqui mais informações sobre a solenidade.

Com informações: Arquidiocese de Niterói