Caminhando na Iniciação à Vida Cristã

Publicado em 02/10/2011 | Categoria: Notícias |

Símboloda Iniciação à Vida Cristã

As crianças e adolescentes e seus familiares que iniciaram na Vida Cristã, no dia 13 de março, “na “ Missa de Entrega”, deram mais um passo na caminhada no segmento de Jesus.

Incluímos aqui o seus familiares, porque, no estilo catecumenal, que a Iniciação à Vida Cristã (IVIC) retomou, inclui, não somente a Igreja, mas principalmente, três segmentos importantes neste processo de evangelização:

• A família, que deve ser a principal responsável pela vivência da fé e pela evangelização de seus filhos;
  • As catequistas, que são responsáveis em apresentar Jesus para que, ao final da caminhada, se tornem discípulos missionários, verdadeiros seguidores de Jesus Cristo;
  • A comunidade, que acolhe cada criança e adolescente com respeito e carinho.

Crianças vivenciando o Pai Nosso

Pai Nosso

Dentro da Iniciação à Vida Cristã, existem celebrações para marcar as etapas que vão sendo cumpridas. Nesta etapa da IVIC, os catequizandos do primeiro ano, receberam das mãos das catequistas Vera e Nádia a oração do Senhor e, diante da comunidade, foram convidadas a rezar o Pai-Nosso, agora de maneira consciente, pois viram o sentido de cada frase desta oração.

Crianças cantando a música Deus é bom

Deus é Bom

Ao final da missa, por ideia da catequista Liginha, foi introduzida a música Deus é bom, numa tentativa de incentivar a participação de toda a comunidade, que está sendo convidada a interagir, cantando com as crianças. Foi distribuído um cesto com maracas e oferecido para que todos participassem da coreografia com os instrumentos, pois em geral as pessoas vão embora e nem participam da música final.

As crianças cantando com a participação das famílias e da comunidade

Participação das Famílias e  da Comunidade

A  participação de todos, cantando a música Deus é bom, ajudou a criar um ambiente de unidade, ideal para congregar as crianças, famílias e comunidade.

Pe. Geraldo Majela com as cianças

A importância da unidade

O Pe. Geraldo Majela, celebrante, falou do efeito da introdução da música Deus é bom:

“Está sendo uma alegria para as crianças, assim como também para os adultos, que com as crianças, cantam a música”.

As crianças no altar

A “entrega” e participação nas Missas

A coordenadora da Iniciação à Vida Cristã, Marisa Lisboa, falou da importância da “entrega “ das crianças na Missa:

“Estamos tentando, que cada vez mais, haja a participação e interação das crianças na Missa, pois este é o objetivo”. Em geral as crianças ficavam nos bancos perto de quem toca, mas, nesta Missa elas, pela primeira vez, subiram na lateral do altar para cantar, ficando em destaque”.

Famílias reunidas para reflexão da Palavra

Reflexão da Palavra

Após a missa, as famílias da IVIC participaram do encontro mensal, e no mês de setembro, o mês da Bíblia, o livro escolhido foi o Êxodo. As catequistas fizeram uma reflexão sobre o caminho do povo de Deus lá no “Êxodo” e atualizaram com as famílias a leitura deste livro, falando sobre o “ÊXODO” nos dias de hoje: a fome, sede, cansaço, dúvidas com Deus e etc…