Bono Vox visita o Papa e apoia Scholas Occurrentes

Publicado em 20/09/2018 | Categoria: Notícias Sem categoria |


 
 

O cantor assegurou seu apoio a Schoolas e a seus “projetos inovadores”, na grande missão de gerar uma “revolução educacional” que ajude os jovens a descobrir que a vida tem sentido.

 

O Papa Francisco recebeu, na tarde desta quarta-feira (19/09), na Casa Santa Marta, o vocalista da banda irlandesa de rock U2, Bono Vox (Paul David Hewson).

Bono visita o Vaticano para manifestar seu apoio à missão educacional da Fundação Pontifícia Scholas Occurrentes, que  utiliza a educação para promover mudanças sociais, formação e desenvolvimento das crianças e jovens em todo o mundo, fundada em Buenos Aires pelo então arcebispo Jorge Mario Bergoglio.

No final do encontro com o Santo Padre, o vocalista participou de uma coletiva com os jornalistas na Sala de Imprensa da Santa Sé.

Segundo Bono, o encontro com o Papa Francisco foi natural e fluido, tocando temas de grande interesse atual, como a educação dos jovens, especialmente das meninas que em vários países do mundo sofrem marginalização e exclusão por serem do sexo feminino.

 

Revolução educacional

O cantor assegurou seu apoio a Schoolas e a seus “projetos inovadores”, na grande missão de gerar uma “revolução educacional”, que ajude os jovens a descobrir que a vida tem sentido. Algo para o qual trabalha também a sua própria fundação.

Também durante o encontro com Francisco houve espaço para falar sobre o Cuidado da Casa Comum na Encíclica papal Laudato Si’.

 

Dor do Papa pelos abusos

“Eu vi a dor em seu rosto”, disse Bono aos jornalistas, referindo-se à questão de abuso infantil cometidos por membros da Igreja na Irlanda.

“O Papa é um homem extraordinário para estes tempos extraordinários”, disse Bono antes de sair da Sala, brincando acerca de que nesta ocasião não faria nenhum concerto.

Veja o vídeo a visita
 
 
Saiba mais:

A Scholas Ocurrentes é uma organização de direito pontifício, que nasceu em Buenos Aires por iniciativa do então Arcebispo Jorge Bergoglio, hoje Papa Francisco. É uma rede internacional que une estudantes de todo o mundo ao redor de um programa educativo baseado na arte, no desporto e na tecnologia. O objetivo é promover a integração social e a cultura do encontro e da inclusão nas escolas.

 

História

A iniciativa tem suas origens na cidade de Buenos Aires, em 2001, quando Jorge Bergoglio era o então arcebispo local. Recebeu o nome de Scholas Ocurrentes, em português “Escola de Vizinhos” e “Escolas Irmãs”, com o objetico de promover a integração de alunos de escolas públicas e privado, de todas as religiões, a fim de educar os jovens no compromisso pelo bem comum. Quando tornou-se uma fundação pontífica, passou a receber apoio direto da Santa Sé, erigida como pessoa jurídica privada dentro do ordenamento canônico.

Scholas é uma organização internacional que trabalha com escolas e comunidades educativas públicas e privadas, para o restaurar do pacto educativo, com o compromisso de que todos os atores sociais envolvidos possam buscar a integração social e a paz através da tecnologia, arte e educação e do exporte.

Entre as atividades realizadas as Jornadas de Cidadania, uma ação de imersão com grupos de Jovens (em média 300 Jovens por Jornada), que, durante uma semana trabalham em conjunto na busca de soluções para dois problemas comunitários, definidos pelos próprios jovens. Ao final as soluções encontradas são apresentadas a autoridades locais. Também, a realização de encontros presenciais e virtuais dos jovens de diferentes países entre si e com o Papa Francisco.

 

Estrutura

Com o lema da cultura do encontro pela paz através da educação, Scholas está presente em 82 países, através de sua rede que integra mais de 400 mil escolas e redes de ensino. Tem sedes na Cidade do Vaticano, Argentina, Espanha, Paraguai e Moçambique[6]. Possui um Diretório Scholas, que coordena as atividades mundiais, desenvolvidas por unidades em cada um dos países.

 
Fonte: Vatican News / Wikipédia


Os comentários estão desativados.