Bispo Auxiliar visita Instituto Penal Edgar Costa em Niterói

Publicado em 01/04/2018 | Categoria: Notícias |

O Instituto Penal Edgar Costa, em Niterói, recebeu a visita do Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Niterói, Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, juntamente com membros da Pastoral Carcerária, no dia 27 de março.

Na ocasião, Dom Luiz Antônio, conduziu uma Via Sacra e concedeu atendimento espiritual aos encarcerados, e a cada estação da Via Sacra, motivou os encarcerados a terem esperança, e confiar em Jesus para erguerem-se na vida.

Disse o Bispo: “Assim como Jesus caiu no chão 3 vezes, nós também temos dificuldade em carregar nossas cruzes. Mas temos que ter fé em nosso Pai, que nunca nos abandona”.

A Pastoral Carcerária, para estar todas as semanas em uma unidade prisional, se divide em equipes de seis pessoas, para ser possível visitar todos os presídios do território arquidiocesano. No Instituto Edgar Costa, as visitas são às terças-feiras. Na dinâmica das visitas sempre acontece um momento de oração, louvor e assistência espiritual, além do suporte jurídico prestado na sede da Pastoral.

O nosso paroquiano Raphael Costa é membro da Pastoral Carcerária. Confira a mensagem dele sobre esta experiência.

“Nós acreditamos no ser humano!
Momento incrível! Celebramos ontem a Páscoa com irmãos no cárcere, do presídio Edgar Costa.

Na pastoral carcerária, acompanhamos os presos, damos assistência jurídica, apoiamos a família, lutamos pela reinserção social.

Mas cada vez que vou ao presídio, vejo que arde no coração deles um desejo muito mais profundo: a transformação da vida.

Isso é Páscoa.

Páscoa é a poesia da morte transformada em vida.

É a mistica da pessach – passagem -, da caminhada do povo que sai da prisão rumo a libertação.

É o barulho das correntes que se rompem para virar elo de união.

Quem celebra a Páscoa mas não acredita na recuperação do homem, não entendeu muita coisa.”

Fonte: Arquidiocese de Niterói com informações de Raphael Costa