A Bíblia, uma carta de Amor de Deus para nós

Publicado em 06/09/2011 | Categoria: Notícias |



Deus nunca quis viver sozinho. Ele não pode ser solidão e por isto se faz comunidade eterna de comunhão no Amor: Pai, Filho e Espírito Santo. Ele vive como família e é assim que busca se comunicar conosco. Só que temos muita dificuldade de compreendê-lo, pois que para nós não é fácil convivermos bem em comunidade.

Por isto Deus tem sempre o desejo de estar se mostrando para nós, seus filhos amados. A Bíblia é esta maneira amorosa dele se fazer conhecido. Uma linda carta de amor para cada uma das suas criaturas.



Mas Deus não pode se mostrar de uma vez. Ele é grande demais, bom demais, misericordioso demais, belo demais para que possamos apreendê-lo todo. A gente só é capaz de ter, aqui na Terra, vislumbres de Deus. Não nos esqueçamos disto. Na sua imensidão, caso viesse sobre nós de uma vez, seríamos totalmente incapazes de percebê-lo. Façamos um exercício de imaginação e consideremo-nos nele como se fôssemos um pequenino inseto preso sob a palma de uma mão. O que então veríamos? Seria algo bem distante da realidade daquele ser que  nos toca. Nem os contornos da palma da mão seríamos capazes de perceber. Veremos só alguns detalhes minúsculos, quem sabe parecendo um trançado. Olhem agora para a palma da sua mão e sinta o que veria o insetinho.

É assim que percebemos Deus cada vez que o olhamos. Vemos somente um pedacinho ínfimo dele e sabem qual é o grande absurdo da nossa observação? É que achando que mirando esse pedacinho o estamos enxergando inteiro. Como somos inocentes!


Deus se mostra progressivamente e é dessa maneira que a Bíblia vai se fazendo história de amor para a gente. Os autores da Bíblia ao imaginar Deus, como não conseguiam sentir as suas maravilhas, criavam imagens muito humanas dele. Por isto vemos Deus punindo e até matando. Essas imagens nada mais são do que uma projeção humana de um deus (com letra minúscula) que não existe.

Nosso Deus é o Deus de Jesus e Ele é todo Amor, misericórdia e paz. Quem me vê está vendo o Pai, nos diz Jesus. Nele a Bíblia se faz plena. Revelação total do Amor da Trindade transbordante sobre cada ser humano.

Que nesse mês da Bíblia possamos amar mais a sua Palavra, eis que é na Palavra que Ele se faz carne e vem habitar entre nós.

Fernando Cyrino.



Os comentários estão desativados.