Audiência: os pais devem ser doces e firmes com os filhos

Publicado em 04/02/2015 | Categoria: Notícias |

papa

Na Sala Paulo VI, o Papa recebeu cerca de sete mil fiéis para a Audiência Geral desta quarta-feira (04/02).

Sob o som de “Solo lo pido a Dios”, tocado ao vivo na Sala, o Papa percorreu o corredor central para saudar e receber o carinho dos peregrinos, que saúdam entusiasmados o Pontífice.

Em sua catequese, o Papa voltou a falar do papel dos pais na família, desta vez ressaltando os aspectos positivos. “Toda família necessita do pai”, constatou Francisco, que se inspirou nas seguintes palavras do Livro dos Provérbios: “Meu filho, se o teu coração é sábio, meu coração também se alegrará”.

“Este pai não diz que se orgulha porque o filho é como ele”, explicou o Papa, mas diz algo bem mais importante, isto é: que se alegra toda vez que o filho age com sabedoria e retidão. E um pai sabe bem quanto custa transmitir esta herança. Proximidade, doçura e firmeza são atitudes necessárias – e que só podem ser manifestadas com um pai presente na família.

“O pai deve estar próximo da mulher, para compartilhar tudo, alegrias e tristezas, fadigas e esperanças. E deve estar próximo dos filhos em seu crescimento: quando brincam e quando se empenham, quando ousam ou hesitam, quando erram e voltam atrás. Pai presente, sempre! Presente não significa controlador, pois pode anular o filho”, advertiu.

Francisco cita também como exemplo o pai da parábola do filho pródigo. “Quanta dignidade e ternura naquele pai que espera à porta de casa que o filho regresse!” Um bom pai sabe esperar e sabe perdoar, do profundo do coração. Certamente, sabe também corrigir com firmeza, sem sentimentalismos. O pai que sabe corrigir sem humilhar, é o mesmo que sabe proteger sem poupar-se.

“Punir na medida justa”, disse Francisco, lembrando de um pai que disse, numa reunião de casais, que jamais batia no rosto dos filhos para não humilhá-los. Depois de experiências e falências, voltar para casa e não encontrar um pai pode provocar feridas difíceis de serem curadas.

Por fim, o Pontífice garantiu a proximidade da Igreja a todos os pais:

“A Igreja, portanto, está empenhada em apoiar com todas as suas forças a presença generosa dos pais nas famílias, porque eles são para as novas gerações custódios e mediadores insubstituíveis da fé na bondade, na justiça e na proteção de Deus, como São José.”

Papa sobre a Ucrânia: guerra entre cristãos é um escândalo

No final da Audiência, o Papa lançou mais um apelo pela paz na Ucrânia, condenando o recrudescimento da violência:

“Mais uma vez, o meu pensamento vai ao amado povo ucraniano. Infelizmente, a situação está piorando e se agrava a contraposição entre as partes. Rezemos antes de tudo pelas vítimas, entre as quais inúmeros civis, e por suas famílias, e peçamos ao Senhor que cesse o quanto antes esta horrível violência fratricida. Renovo o forte apelo para que se faça todo esforço – inclusive em nível internacional – pela retomada do diálogo, único caminho possível para restabelecer a paz e a concórdia naquela martirizada terra.”

Escândalo

“Quando ouço as palavras vitória e derrota, sinto uma grande dor e uma grande tristeza. Não são as palavras justas. A única palavra justa é paz. É uma guerra entre cristãos, todos com o mesmo batismo. Pensem neste escândalo. E rezemos, porque a oração é o nosso protesto diante de Deus”, prosseguiu Francisco.

Catástrofe

A ONU classificou nesta terça-feira (03/02) como “catastrófica” a recente escalada de violência no leste da Ucrânia.Nas últimas horas, pelo menos 16 civis foram mortos e dezenas de outros ficaram feridos.Segundo fontes do governo e representantes dos rebeldes, as mortes foram registradas em localidades próximas às regiões de Donetsk e Luhansk.

Nas últimas semanas, as mortes de civis aumentaram significativamente em meio ao recrudescimento da ofensiva rebelde.Segundo o jordaniano Ra’ad Al Hussein, Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, houve uma “clara violação da lei humanitária internacional que rege a condução de conflitos armados”.

Segundo a ONU, mais de 5 mil pessoas já morreram e outras 12 mil ficaram feridas em razão dos confrontos armados no país.

(BF)

Fonte: Rádio Vaticano