Ascensão do Senhor e Dia Mundial das Comunicações Sociais

Publicado em 28/05/2017 | Categoria: Notícias |

ascensão-do-senhor
“Celebrar a Ascensão de Jesus é proclamar sua vitória sua vitória  sobre a morte, é anunciar nosa futura ressurreição e renovar nosso compromisso com a missão de ir para o mundo inteiro e anunciar o Evangelho a toda criatura. A vitória de Jesus sobre a morte é o fundamento de nossa fé e a fonte de nossa missão.
Começa,  hoje,  em todo Brasil a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, cujo tema é, neste ano de 2017, a “Reconciliação”..
Celebra-se, hoje, também o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Esta é a única celebração mundial estabelecida pelo Concílio Vaticano II , tal a importância que a Igreja reconhece à mídia na sociedade atual. O tema deste ano é: “Não tenhas medo, que Eu estou contigo” (Is43,5). Comunicar a Esperança e confiança no nosso tempo”.

pe ilidio comunicação-098Trechos da Homilía do padre Ilídio

A festa da Ascensão do Senhor que celebramos hoje é o coroamento da obra de Jesus: fazer a vontade do Pai envolvendo os discípulos no Plano Salvador do Pai. Hoje concluímos todas as manifestações de Jesus, quando ele assegura a sua presença na missão e na vida dos discípulos; “não os deixarei só, estarei com vocês até o fim (Mt 28).
Testemunhar Jesus na vida
Em um mundo tão barulhento, o  padre falou da dificuldade das pessoas silenciarem e testemunhar Jesus na vida:  “criam um deus  que corresponde o que cada um quer, assim não se vai a lugar nenhum. As pessoas tem medo do silêncio, porque é no silêncio que nos encontramos conosco e com Deus. Precisamos testemunhar Jesus Cristo em todos os ambientes. Jesus propõe um outro caminho, o que faz a diferença.
Ter coragem
Precisamos sair da “forma”  para encontrar a esperança, que aliada a Fé, nos projeta para a vida, dando cor e sentido. A fé é a garantia de que Deus está na nossa vida.
Mensagem para os pais
Aproveitando que neste domingo várias crianças seriam batizadas na Igreja Matriz , o padre falou aos corações dos pais:   “É preciso que os pais sejam evangelizadores , trazendo os valores cristãos para a família, que é a primeira sociedade, para que quando os filhos saírem do “ninho do lar” eles levem com eles os valores plantados, formando uma geração que será a nova sociedade, e, quem sabe , ajudando a mudar o nosso Brasil”.
Por último, o padre Ilídio rogou a Maria para que ela aponte o caminho que nos leva ao seu filho Jesus.

Comemoração do 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Há quase  cinquenta e quatro  anos, no dia 4 de dezembro de 1963, o Papa Paulo VI,   assinou um dos  documentos do Concílio Vaticano II: o Decreto “Inter Mirifica”, aceitação oficial da Igreja dos meios de comunicação para desenvolver um trabalho pastoral, foi  a primeira vez que um concílio geral da Igreja se volta para a questão da comunicação.

cartaz comunicacao

A mensagem de 2017

Todo ano, como vem acontecendo desde 1967, quando foi comemorado pela primeira vez, é divulgada pela Santa Sé uma mensagem do Papa para os comunicadores  refletirem e vivenciarem  o Dia Mundial das Comunicações Sociais.  Este ano o tema da mensagem é: «Não tenhas medo, que Eu estou contigo” (Is 43, 5). Comunicar esperança e confiança, no nosso tempo»

Nela o Papa Francisco nos convida a “uma comunicação construtiva que, rejeitando os preconceitos contra o outro, promova uma cultura do encontro por meio da qual se possa aprender a olhar, com convicta confiança, a realidade”.

Os membros da  Pastoral de Comunicação – Pascom – de nossa Paróquia, em seu serviço pastoral, com a ajuda do Espírito Santo, procura sempre noticiar a Boa Notícia, o Evangelho, ou seja, Jesus Cristo.

Como o Papa fala na mensagem deste ano, “tudo depende do olhar com que enxergamos, dos «óculos» que decidimos pôr para ver: mudando as lentes, também a realidade aparece diversa. Então, qual poderia ser o ponto de partida bom para ler a realidade com os «óculos» certos?” Jesus!

marcador de livro pascomNós, da Pascom, com os olhos da Fé, procuramos além de divulgar os eventos da Paróquia, sempre noticiar procurando um sentido, um foco maior, do que simplesmente informar, mas também formar, agregando à notícia, conteúdos que levem o leitor a um aprofundamento e discernimento na hora de processar a informação que estão recebendo.

Temos a bonita missão de comunicar a Boa Nova, mas  também a grande responsabilidade de “romper o círculo vicioso da angústia e deter a espiral do medo, resultante do hábito de fixar a atenção nas «notícias más» como fala o Papa na mensagem deste ano.

Não  só os  que trabalham com comunicação, mas todos devem discernir antes de divulgar ou passar para frente as notícias recebidas, pois “a cultura em que estamos imersos nos apresenta todas como válidas e boas, mas se não quisermos ser vítimas da cultura do zapping, e às vezes de uma cultura de morte, devemos incrementar o hábito do discernimento. Nunca se cansem de se perguntar, como indivíduo e comunidade: Senhor, o que devo fazer? O que devemos fazer?” Foi o que falou o Papa Francisco em audiência com cinquenta e três participantes do 9º Capítulo Geral das Pias Discípulas do Divino Mestre, no último dia 22.

Que sejamos também  “faróis na escuridão deste mundo, que iluminam a rota e abrem novas sendas de confiança e esperança.”

Viva Jesus,  o Comunicador por Excelência!

Acesse aqui e não deixe de ler a íntegra da mensagem do Papa do 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Veja aqui a galeria com fotos da Missa da Ascensão do Senhor e  do Dia Mundial das Comunicações Sociais

Fonte de consulta: Santa Sé e  Pão Nosso de Cada Dia