Angelus: Jesus é o médico das almas e dos corpos

Publicado em 08/02/2015 | Categoria: Notícias Papa Francisco |

praca sao pedro

“A cura dos doentes por parte de Cristo nos convida a refletir sobre o sentido e o valor da doença.” No Angelus deste domingo (08/02), o Papa Francisco comentou o Evangelho do dia, em que Jesus cura inúmeros doentes.

“Pregar e curar: esta é a atividade principal de Jesus na sua vida pública”, explicou o Papa. Com a pregação, Ele anuncia o Reino de Deus; com as curas, demonstra que o Reino está próximo.

Ao entrar na casa de Simão Pedro, Jesus vê que a sua sogra estava na cama com febre; logo a toma pela mão, a cura e a faz levantar-se. Depois do pôr-do-sol, quando concluído o sábado as pessoas podem sair e levar-lhes os doentes, reúne-se uma multidão de pessoas com todo tipo de doenças: físicas, psíquicas e espirituais.

Médico de almas e corpos

“Vindo sobre a terra para anunciar e realizar a salvação de todo o homem e de todos os homens, Jesus mostra uma especial predileção por aqueles que estão feridos no corpo e no espírito: os pobres, os pecadores, os endemoninhados, os doentes e os marginalizados. Ele assim se revela médico seja das almas, seja dos corpos, bom Samaritano do homem”, explicou o Papa.

Orações por Dom Zimowski

Para o Pontífice, a realidade da cura dos doentes por parte de Cristo nos convida a refletir sobre o sentido e o valor da doença. A isso nos evoca também o Dia Mundial do Enfermo, que será celebrado na próxima quarta-feira, 11 de fevereiro, memória litúrgica da Bem-aventurada Virgem Maria de Lourdes. “Abençoo as iniciativas preparadas para este Dia, em especial a vigília que terá lugar em Roma, na noite de 10 de fevereiro”, pedindo orações também para o idealizador desta iniciativa, o Arcebispo polonês Zygmunt Zimowski, que está “muito doente” na Polônia.

A obra salvífica de Cristo não se esgota com a sua pessoa e no arco de sua vida terrena; ela continua mediante a Igreja. Fiel a este ensinamento, afirmou Francisco, a Igreja sempre considerou a assistência aos doentes parte integrante da sua missão, uma via privilegiada para encontrar Cristo, para acolhê-lo e servi-lo. “Curar um doente, acolhê-lo, servi-lo, é servir Cristo: o doente é a carne de Cristo”, ressaltou.

Levar a luz do Evangelho

Apesar dos avanços da ciência, constatou o Papa, o sofrimento interior e físico das pessoas suscita fortes interrogações sobre o sentido da doença e da dor e do porquê da morte. “Trata-se de perguntas existenciais, às quais a ação pastoral da Igreja deve responder à luz da fé. Portanto, cada um de nós é chamado a levar a luz do Evangelho aos que sofrem e aos os assistem, parentes, médicos e enfermeiros, para que o serviço ao doente seja realizado sempre mais com humanidade, com dedicação generosa, com amor evangélico. A Igreja mãe, através das nossas mãos, acaricia os nossos sofrimentos e cura as nossas feridas, e o faz com a ternura de mãe.”

Francisco então concluiu pedindo a Maria, Saúde dos doentes, para que cada pessoa na doença possa experimentar, graças à solicitude de quem lhe está próximo, a potência do amor de Deus.

Francisco: Tráfico de pessoas é chaga vergonhosa e indigna da sociedade.

Após a oração mariana do Angelus, o Papa recordou que neste dia 8 de fevereiro, memória litúrgica de santa Josefina Bakhita, a Igreja celebra o primeiro Dia internacional de oração contra o tráfico de pessoas.

“Encorajo os que estão empenhados em ajudar homens, mulheres e crianças escravizados, explorados e abusados como instrumentos de trabalho ou de prazer e, com frequência, torturados e mutilados. Faço votos que os que têm responsabilidade de governo trabalhem com decisão para remover as causas desta vergonhosa chaga: é uma chaga vergonhosa indigna de uma sociedade civil. Cada um de nós se sinta empenhado em ser voz desses nossos irmãos e irmãs, humilhados em sua dignidade”, disse o Papa, rezando uma Ave-Maria com os fiéis na Praça S. Pedro pelas vítimas e suas famílias.

Além do apelo na Praça S. Pedro, o Papa aderiu à iniciativa acendendo simbolicamente uma luz no site lançado para a ocasião. É possível fazer o mesmo, acessando o endereço http://a-light-against-human-trafficking.info/

O primeiro Dia internacional de oração contra o tráfico de pessoas é uma iniciativa da União dos Superiores-Gerais masculinos e femininos, promovido pelos Pontifícios Conselhos da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes e da Justiça e da Paz, e da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

Em entrevista à Rádio Vaticano, o Prefeito dessa Congregação, Card. João Braz de Aviz, ressaltou o empenho dos religiosos contra o tráfico de pessoas:

Ainda no Angelus, o Papa Francisco recordou que Santa Josefina Bakhita fez a “dramática experiência” de ser vítima do tráfico de seres humanos quando criança. Ex-escrava sudanesa, tornou-se religiosa canossiana e em 2000 foi canonizada por João Paulo II.

(BF)

Fonte: Rádio Vaticano