A Voz do Pastor – Junho 2012

Publicado em 08/06/2012 | Categoria: Destaques Editorial |


Toda vez que se aproxima a Solenidade de Corpus Christi, o Monte Tabor não me sai da cabeça. Imagino-me lá. Vejo-me na companhia privilegiada dos três apóstolos. Encanto-me por me encontrar ali.

É bom estar lá! Como é bom estar lá!

E esta não é uma conclusão válida apenas para Pedro, Tiago e João, testemunhas oculares, fascinantes e fascinados, pela presença da Presença que tudo invade com doçura e esplendor. Aquilo que Paulo, só mais tarde, iria poder dizer e expressar, os três experimentaram, ali, naquele momento, com toda a intensidade. “Tudo aquilo que os olhos não viram, os ouvidos não ouviram, e o coração de homem algum jamais percebeu, foi isso que Deus preparou para aqueles que o amam” (1Cor 2, 9).

É bom estar aqui! Como é bom estar aqui!

Este sentimento continua válido para nós, homens e mulheres do século XXI, quando as tecnologias avançam sobre a estrada da razão e pretendem assumir o lugar do sentido. Mas, sobretudo, quando o sentido, muitas vezes, já não faz sentido algum.

É bom estar aqui! Como é bom estar aqui!

Repito isso toda vez que chego ao Sacrário e repetirei, enquanto carregar o Senhor Glorioso no Sacramento do Amor pelas ruas de Niterói e São Gonçalo.

Esta é a grande novidade que temos a oferecer ao desorientado homem do nosso tempo. Este é também o maior desafio que temos a enfrentar, e que também nos desatina, sobretudo, quando, ao enfrentá-lo, descobrirmos a imensidão do que nos vem pela frente. Nosso desafio é este: encontrarmos sentido. Nossa novidade é esta: apontarmos o sentido. Se me permitem, digo mais: nossa razão de ser é esta – criarmos o sentido. “Tudo aquilo que os olhos não viram, os ouvidos não ouviram, e o coração de homem algum jamais percebeu…” Este é o sentido. E isso não encontramos fácil, como quando apanhamos laranjas no quintal. Se o mundo não tem sentido, se o mundo perdeu o sentido, qual terá sido nossa parcela de contribuição para que isso acontecesse? Nunca se esqueçam de que somos, justamente, aqueles que alcançaram o sentido!

Nessa que chamamos de pós-modernidade, a grande crise é justamente a crise do sentido. Será pela crise de sentido que nossa época vai passar à História. Será dessa forma lembrada mais tarde. Nada mais faz sentido. Os meios de comunicação – meios de manipulação, entre outras façanhas – subverteram a ordem das coisas, deixando no lugar um imenso vazio de sentido e de direção. Essa é a “noite do mundo” – como dizia Martin Heidegger. A “noite do mundo” faltante de Deus.

É bom ficarmos aqui! É realmente muito bom ficarmos aqui!

E foi essa a palavra de Pedro, tomado da mais contagiosa emoção. No entanto, Marcos logo nos informa que “Pedro não sabia o que dizer, pois eles estavam com muito medo” (Mc 8,6). Aliás, todos nós, Pedros de todos os tempos, quase sempre não sabemos o que dizer, quase sempre estamos com medo, pois não alcançamos, nem entendemos o Pão da Presença, o Sacramento do Amor contagiante. Vocês compreendem o que acabei de fazer? Esta é a pergunta do final do Lava-pés. Vocês dizem que eu sou o Mestre e Senhor, e nisso dizem bem, porque sou mesmo. Pois se eu, o Mestre e Senhor de vocês, lavei os seus pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eis o sentido!

Esta é a regra. Esta é a lei. Tudo é serviço. Nada é poder. Isso nos ensina cautelosamente o Pão da Presença, o Sacramento do Amor contagiante. Tudo o que fazeis, fazei-o na caridade (1Cor 16, 14). Acima de tudo, revesti-vos da caridade que é o vínculo da perfeição (Col 3,14). E, sobretudo: O amor de Cristo é o que nos impulsiona! (2Cor 5,14). Isso nos diz, silenciosamente, o Pão da Presença, o Sacramento do Amor contagiante.

Sem termos aprendido essa lição, qualquer experiência pseudoespiritual será, apenas, geradora de evasão da realidade; servirá para consolar corações frustrados; mas, também, infelizmente, cairá no gosto da tirania do prazer e da satisfação. Tratar-se-á, apenas, de um mini-hedonismo espiritual.

No espaço da vivência da fé, essa forma de esteticismo espiritual cria pequenos oásis para pessoas desencantadas do mundo. Lubrifica o sistema, porque adapta as pessoas aos seus problemas, tirando delas o que nada nesse mundo pode tirar: a capacidade de indignação. Longe de ser o óleo e o motor de uma nova humanidade, essa visão de uma mística autogratificante não favorece a qualquer processo de transformação nem de nós mesmos, nem da realidade. Este é o não-sentido.

É, realmente, muito bom estarmos aqui! Pedro tem toda razão. Mas o Sacramento do Amor contagiante pede-nos sempre mais. O que esperamos desse momento de Tabor em nossas vidas é que ele nos transforme, nos transfigure e faça brotar em nós o germe de homens novos, de mulheres novas, de uma nova humanidade.

Nosso tempo é pleno de sinais de esperança.

Se, por um lado, virmos o nosso tempo se perder numa busca desenfreada de prazer e de agrado dos sentidos, é porque, por outro, nosso tempo também é ávido de encontrar o sentido. Existe uma busca incessante do sentido perdido. E não se trata de mero saudosismo, mas do esforço sobre-humano de reencontrarmos o sentido. Trata-se do esforço de reconhecermos um horizonte último.

Como sabemos disso? Como saber que isso anda acontecendo?

Quero deixá-los com esses questionamentos. Quando levarmos o Senhor pelas ruas de nossas comunidades, levemos conosco essas perguntas: Como saber se o nosso tempo é o tempo do Senhor? Que sinais ele nos dá?

Da próxima vez, continuarei nossa conversa. Por ora, deixo-os no Tabor da Eucaristia, diante do Pão da Presença, do Santíssimo Sacramento do Amor contagiante que a todos nos ama, nos quer e nos impele.

+ Dom José Francisco Rezende Dias

Arcebispo Metropolitano de Niterói



Os comentários estão desativados.