51º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Publicado em 26/05/2017 | Categoria: Notícias |

dia mundial megafone 51 dia das Com

Neste domingo, dia 28 de maio, quando celebramos a Ascensão do Senhor, comemoramos também o 51º Dia Mundial das Comuniações Sociais.

Todo ano  é divulgada pela Santa Sé uma mensagem do Papa para os comunicadores  refletirem e vivenciarem  esta data.  Este ano o tema da mensagem é: «Não tenhas medo, que Eu estou contigo” (Is 43, 5). Comunicar esperança e confiança, no nosso tempo»

Nela o Papa Francisco nos convida a “uma comunicação construtiva que, rejeitando os preconceitos contra o outro, promova uma cultura do encontro por meio da qual se possa aprender a olhar, com convicta confiança, a realidade”.

Os membros da  Pastoral de Comunicação – Pascom – de nossa Paróquia, em seu serviço pastoral, com a ajuda do Espírito Santo, procura sempre noticiar a Boa Notícia, o Evangelho, ou seja, Jesus Cristo.

Como o Papa fala na mensagem deste ano, “tudo depende do olhar com que enxergamos, dos «óculos» que decidimos pôr para ver: mudando as lentes, também a realidade aparece diversa. Então, qual poderia ser o ponto de partida bom para ler a realidade com os «óculos» certos?” Jesus!

Nós, da Pascom, com os olhos da Fé, procuramos além de divulgar os eventos da Paróquia, sempre noticiar procurando um sentido, um foco maior, do que simplesmente informar, mas também formar, agregando à notícia, conteúdos que levem o leitor a um aprofundamento e discernimento na hora de processar a informação que estão recebendo.

Temos a bonita missão de comunicar a Boa Nova, mas  também a grande responsabilidade de “romper o círculo vicioso da angústia e deter a espiral do medo, resultante do hábito de fixar a atenção nas «notícias más» como fala o Papa na mensagem deste ano.

Não  só os  que trabalham com comunicação, mas todos devem discernir antes de divulgar ou passar para frente as notícias recebidas, pois “a cultura em que estamos imersos nos apresenta todas como válidas e boas, mas se não quisermos ser vítimas da cultura do zapping, e às vezes de uma cultura de morte, devemos incrementar o hábito do discernimento. Nunca se cansem de se perguntar, como indivíduo e comunidade: Senhor, o que devo fazer? O que devemos fazer?” Foi o que falou o Papa Francisco em audiência com cinquenta e três participantes do 9º Capítulo Geral das Pias Discípulas do Divino Mestre, no último dia 22.

Que sejamos também  “faróis na escuridão deste mundo, que iluminam a rota e abrem novas sendas de confiança e esperança.”

E Viva Jesus,  o Comunicador por Excelência!

Acesse aqui e não deixe de ler a íntegra da mensagem do Papa do 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais.