300 anos do encontro da imagem de N S Aparecida

Publicado em 10/10/2017 | Categoria: Notícias |

Em Nossa Paróquia

Além das Missas na Matriz de 9h30 e 19h, teremos várias comemorações no dia 12/10, pela passagem dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul.

A Capela de São Pedro, em Jurujuba celebra a data com o “11º Caminhando com Maria”, às 7h30, partindo em Procissão, com oração do Terço e canto de louvores, do Forte Rio Branco até o Forte São Luiz, onde será celebrada a Missa Festiva.

A Capela Bom Pastor, que tem como Padroeira Nossa Senhora Aparecida, já vem se preparando para o dia da festividade desde o último domingo, com almoço partilhado. Na própria data, às 15h30 terá início a Procissão, finalizando com a celebração da Missa.

Nossa Senhora Aparecida

O Santuário de Aparecida está vivendo os preparativos para a celebração do Terceiro Centenário da aparição da imagem de Nossa Senhora nas águas do rio. Desde 2015 uma fac-símile da Padroeira está sendo enviada a diversas arqui(dioceses) e Missionários Redentoristas estão recolhendo de cada capital do país, uma porção de terra para compor uma coroa especial para a Mãe Aparecida.

Um pouco da História

Foi em 1717 que uma imagem simples e quebrada transformou a fé de um povo até receber o título de Padroeira do Brasil.

Os Pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia foram encarregados de conseguir peixe para o banquete que a Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá iria oferecer a Dom Pedro de Almeida e Portugal, o Conde de Assumar, também Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, que visitava a região no período de 17 a 30 de outubro de 1717.

Após várias tentativas de pesca, sem ter conseguido nada, os três pescadores tiraram das águas escuras do Rio Paraíba uma imagem de Nossa Senhora que veio nas redes em dois pedaços: primeiro o corpo e em seguida, rio abaixo, a cabeça. Eles a colocaram dentro do seu barco. Em seguida, encheram as suas redes com uma quantidade abundante de peixes.

Silvana da Rocha Alves, esposa de Domingos, irmã de Felipe e mãe de João, que reuniu as duas partes com cera, colocando-a num pequeno altar na casa da família, em agradecimento ao milagre dos peixes.Nascia ali uma devoção, reunindo todos os sábados os moradores da região para rezarem o terço e cantarem a ladainha.

Entre 1717 e 1732 a imagem peregrinou pelas regiões de Ribeirão do Sá, Ponte Alta e Itaguassú e, em 1732 , foi construído o primeiro oratório aberto ao público.

A partir daí, como a devoção foi aumentando, em 1740 foi construída a primeira Capela e, em 1743, foi aprovado o culto, com autorização da construção da primeira igreja em louvor à imagem que ficou conhecida como Mãe Aparecida.

A primeira ideia de construção do Novo Santuário surgiu em 1917, por ocasião das celebrações do bicentenário do Encontro da Imagem.

Em 03 de outubro de 1983, a CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil declarou oficialmente a Basílica de Aparecida como Santuário Nacional. (Saiba mais)

Fonte: Santuário Nacional Aparecida