1º Encontro Nacional de Perdas e Viuvez

Publicado em 18/09/2018 | Categoria: Notícias |

A aceitação da viuvez, o sentimento de perda, as dificuldades de superar uma separação são experiências vividas no cotidiano. Porém, muitas pessoas enfrentam dificuldade de um novo recomeço de vida e ou de uma nova oportunidade para amar.

Divulgação

Por isso, a Pastoral Familiar da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), vai realizar o 1º Encontro Nacional de Perdas e Viuvez – de 21 a 23 de setembro, em São Roque (SP). O encontro tem como objetivo proporcionar momento de partilha, reflexão, oração e formação a respeito deste tema tão frequente na vida e nas comunidades.

A ideia, segundo o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para Vida e Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Jorge Alves Filho, surgiu durante encontro o Encontro Nacional do Instituto Nacional da Pastoral Familiar (INAPAF) em novembro de 2017, após o testemunho de Maria Célia, do Regional Sul 1 da CNBB.

Ela fundou em Guarulhos (SP), o grupo “Fica Conosco Senhor”, com o intuito de cuidar das necessidades espirituais de homens e mulheres que vivem essa realidade da perda e viuvez.

“É importante pois vem auxiliar os agentes de Pastoral Familiar no Brasil na perspectiva de orientar as comunidades diante deste desafio que se faz presente”, destaca padre Jorge.

A proposta  é fazer com que as pessoas que passaram por uma perda, juntas, ouvindo uns aos outros, descubra que as perdas estão incluídas no contexto do mistério da vida e que é possível aprender a lidar e conviver com elas.

O assessor da comissão explica que a Pastoral Familiar, no Setor Casos Especiais, tem ao longo dos anos desenvolvido trabalhos de apoio a situações diferenciadas e esse encontro é mais uma frente que se abre objetivando ampliar esse trabalho de acolhida e atenção a pessoas que passaram pela experiência de perda e viuvez.

“Esse encontro demonstra não só a preocupação da Pastoral Familiar com as pessoas que vivem em situações especiais, mais de toda Igreja que abraça seus filhos demonstrando a eles a misericórdia do pai que caminha sempre ao lado dos seus filhos”, ressalta o assessor.

A Pastoral Familiar no Brasil tem realizado vários encontros com a temática da Família, preocupando-se com casais, filhos, jovens ou não, solteiros, viúvos, e também idosos, em sintonia com movimentos, encontros e serviços voltados para o tema da família demonstrando assim que exerce um trabalho de Pastoral Orgânica e de Conjunto.

Para mais informações acesse www.formacao.vidaefamilia.net.br

Fonte: CNBB